Ilê Mulher lança curta “O Caminho dos Peregrinos”

O curta-metragem “O caminho dos Peregrinos” elaborado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Ilê Mulher foi lançamento no dia 14 de dezembro de 2017, às 10h, no cinema do Sindibancários, localizado na rua R. General Câmara, 424, Centro de Porto Alegre. Após a exibição do curta foi realizada uma roda de conversa com os oficinandos,  organizadores do evento e com a convidada Vika Schabbach (ex-oficineira de teatro do SCFV). 

O vídeo possui cerca de 20min de duração e contou com a participação de mais de 40 usuários no seu processo de elaboração. A produção audiovisual é o resultado de uma construção coletiva entre as oficinas ofertadas pelo (SCFV) – Ilê Mulher para a população adulta em situação de rua.

O curta tem como narrativa as histórias vivenciadas pela população adulta em situação de rua de Porto Alegre, por meio de depoimentos que retratam as percepções de mundo dentro das suas historicidades, andanças e particularidades. O documentário se propõe a mostrar que os peregrinos são produtores de sua própria jornada e agentes políticos capazes de analisar, expor e sugerir mudanças dentro da sua realidade. Ainda tem como objetivo, ressaltar a violação de direitos humanos e estimular a conscientização social e política para a situação dessa população.

A construção do filme se deu no esboço das atividades desenvolvidas em 2016, na oficina de teatro conduzia pela oficineira Vika Schabback, tendo um resgate e consolidação em 2017, na oficina de cidadania com o acompanhamento da educadora social Cristiane Pires, da assistente social Vanessa Ribeiro e na oficina de vídeo por meio da captação, edição e montagem com a condução do oficineiro Gabriel Barcellos.

O Lançamento do curta contou com a cobertura do programa “Panomara” da emissora TVE (RS). Confira a matéria abaixo: 

*Texto: Mariana Souza

Please follow and like us:
Pin Share